xakriabacaxixo

Entre os pioneiros na constituição da Educação Indígena em Minas Gerais, Itamar Krenak lembra seus primeiros anos de alfabetização, quando andava diariamente 14 quilômetros na ida e volta para a escola, na cidade de Resplendor, região Leste de Minas. “Não havia escola na aldeia e nem transporte escolar, os conteúdos das matérias mencionavam os povos indígenas a partir de uma visão do colonizador”, conta Itamar.

Depois de formar-se no Magistério, em 2006, Itamar, juntamente com Maurício, Marcos, Osmar e José Carlos, da etnia Krenak, participou dos primeiros passos rumo à formação de professores indígenas, no Parque Estadual do Rio Doce. Especializou-se em Educação Indígena, através de curso resultado de parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG). “A partir dessa formação, passamos a lecionar o ensino regular, acrescido dos princípios de resgate e preservação de nossa história, cultura e língua. Nossas escolas, no princípio, eram à sombra de árvores e mesmo quando passamos a contar com salas de aula, eram tão precárias que os próprios pais das crianças indígenas relutavam e muitos preferiam enviá-los à escola na cidade”, relata.

As oportunidades de hoje são bem melhores, reconhece o professor, “as crianças e jovens indígenas têm suas próprias escolas, dispõem de material didático específico, em complemento ao tradicional, e contam com transporte escolar para levá-los das aldeias mais distantes às salas de aula”. A Escola Estadual da Reserva Krenak tem hoje três pontos estratégicos dentro da reserva, de forma a facilitar o acesso. Oferece educação infantil e fundamental a 40 crianças e jovens da reserva. Itamar Krenak é o coordenador das escolas em seu território. “O território é muito extenso e a escolha dos pontos das unidades de ensino foram resultado de ampla discussão nas comunidades indígenas”, explica o professor.

As crianças pequenas também têm espaço na escola. Segundo Itamar, é uma forma de apresentá-los ao espaço escolar e introduzi-los, desde cedo, na valorização da cultura de seu povo: “Assim eles já vão se acostumando com a escola”. A metodologia, além das áreas de conhecimento da escola regular, inclui uso do território, língua e história dos povos Krenak, com dinâmicas elaboradas a partir de jogos, música, e materiais específicos, alguns construídos no próprio processo pedagógico.

Para continuar lendo acesse: https://www.educacao.mg.gov.br/component/gmg/story/8347-dedicacao-integral-a-educacao-e-cultura-indigena