O Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado recebeu crianças e adolescentes da Rede Municipal de Educação de vários bairros da Regional Venda Nova dia 28 de setembro. Eles se reuniram para participar do Festival Regional das Escolas Integradas e do Programa Escola Aberta, ambos da Prefeitura de Belo Horizonte.
Com uma série de intervenções artísticas dos estudantes e dos participantes dos programas, Venda Nova inaugurou a série de festivais que serão realizados até o mês de dezembro. Neste ano, todas as regionais de educação da cidade vão fazer os festivais com o tema Educação Integral: uma década de história, no qual serão apresentados pelo blog ao decorrer dos seus acontecimentos.
Os eventos regionalizados são abertos a toda comunidade, que é convidada a assistir e conhecer um pouco do que é realizado pelo Programa Escola Integrada em todas as 173 escolas municipais de ensino fundamental, contemplando estudantes de 6 a 14 anos. Os festivais permitem, também, que o público observe os resultados do Programa Escola Aberta, que oferece oficinas diversas para todas as idades nos finais de semana.
Para a diretora de Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação (O Smed), Arminda de Oliveira, essa iniciativa contribui para ampliar conhecimentos e vivências. Arminda destaca que os Festivais culminam parte de um processo educativo que tem como tema integrador, em 2017, os 10 anos do Programa Escola Integrada e os 120 anos de Belo Horizonte. O que esperamos é a Educação Integral e a cidade em um permanente diálogo.
Os Festivais Regionalizados fazem parte das ações de socialização entre estudantes, professores, familiares e parceiros do programa. As apresentações das atividades da educação integral para a cidade refletem a consolidação das experiências educativas dos alunos e da integração das escolas com parques, praças, espaços comunitários e educativos da cidade.
Estes eventos também proporcionam uma rede de trocas entre as escolas, viabilizando a circulação dos saberes e possibilitando a adoção de novas práticas entre os participantes. Respeitando a singularidade de cada comunidade, os eventos têm, em comum, o entusiasmo dos participantes refletido em apresentações de música, teatro, literatura, esporte e outras que contemplam as diversas áreas do conhecimento.
Os outros festivais, que ocorrerão das regionais Barreiro, Leste, Norte e Oeste estão previstos para outubro; o da regional Noroeste, para novembro; e o da regional Centro Sul, para dezembro. As datas ainda serão confirmadas pela Prefeitura de Belo Horizonte.
Para mais informações, entre no site: http://prefeitura.pbh.gov.br
Deixe uma resposta