16 outubro

O especial Educação Integral nas Infâncias: Pressupostos e práticas para o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças de 0 a 12 anos desenvolvido pelo Centro de Referências em Educação Integral, com o apoio do Instituto C&A, apresenta um documento de referência para gestores educacionais e escolares, professores e demais trabalhadores e interessados pela educação integral. O site traz ainda um conjunto de experiências ilustrativas e materiais e informações complementares à discussão.

A proposta principal do Centro foi juntar diversos profissionais para escrever sobre suas experiências e contribuir com a superação de rupturas e fragmentações que caracterizam muitos dos projetos educativos, buscando a construção de uma educação integral que se faça integradora de espaços, tempos e percursos de aprendizagem potentes e significativos para todos e cada um.

Este documento expõe a potência da Educação Integral na constituição de uma escola que coloca a infância no centro de seu Projeto Político Pedagógico, a despeito da etapa escolar a que se refere. A aposta é a de que a Educação Integral traz consigo um potencial de transformação da escola como um todo, ao reconhecer as crianças não como seres imaturos, definidos por aquilo que não sabem, mas como sujeitos sociais, produtores de cultura, e em plano de igualdade com outros grupos geracionais, como aponta o próprio texto.

O documento foi escrito utilizando experiências de todo o Brasil e também de escolas do Chile e da Itália, prezando um leque maior de experiências e vivencias com crianças de todas as idades e ambientes.

Veja o documento e mais em: http://educacaointegral.org.br/especiais/escola-infancia/wp-content/uploads/2017/08/educacao-integral-nas-infancias-comprimido.pdf