Podemos definir o conceito de educação integral a partir de um dito que diz que “para educar uma criança, é preciso uma aldeia inteira.” Assim, para educar um indivíduo é preciso envolver e articular diversos outros indivíduos, tempos e espaços. Afinal, somos todos sujeitos completos, totais, com as mais diversas características, necessidades e possibilidades de aprendizagem ao longo da vida. Compreende-se, então, que:
– A educação é por definição integral na medida em que deve atender a todas as dimensões do desenvolvimento humano e se dá como processo ao longo de toda a vida . Assim, educação integral não é uma modalidade de educação, mas sua própria definição;
– Espaços, dinâmicas e sujeitos são objetos de aprendizagem e também seu fim, o sentido próprio para o qual converge a construção de qualquer conhecimento. Assim, mais do que um conjunto de espaços a cidade é compreendida como território educativo e o binômio escola-comunidade é sua síntese.
Nessa perspectiva, todos – escola, família, comunidade e a própria cidade -, são educadores e aprendizes de um mesmo e colaborativo processo de aprendizagem.
Fonte: http://educacaointegral.org.br/conceito/
Conceito de Escola Integral youtube:
link:https://www.youtube.com/watch?v=SzqmiJLxmbc –
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