O pressuposto da educação integral é de que todas as pessoas são capazes de aprender em qualquer tempo, em diferentes lugares, com diferentes pessoas e por toda a vida. Educar segundo essa concepção é garantir o desenvolvimento em todas as dimensões do ser humano: intelectual, física, afetiva, social e simbólica. Sob essa perspectiva, o espaço escolar não é suficiente para promover a aprendizagem necessária para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea. O objetivo da educação integral é unir a experiência escolar com a vida nas comunidades, tornando a educação uma responsabilidade coletiva.

A inclusão se funde com a educação integral no momento em que o processo educacional reconhece o aluno como centro do processo de ensino-aprendizagem, respeitando seu ritmo próprio e suas singularidades. A educação inclusiva deve promover uma cultura de inclusão, trabalhando e valorizando as diferenças. A educação inclusiva e integral não elimina os conflitos, pelo contrário, permite que as divergências aflorem para que possam ser trabalhadas criando um ambiente de aceitação, em que o respeito não será fruto de uma norma, mas de uma construção de sentido coletiva.

Saiba mais: http://diversa.org.br/artigos/educacao-integral-e-inclusiva-escolas-e-cidades-para-todas-e-todos/?gclid=Cj0KCQjwlqLdBRCKARIsAPxTGaUuqO1nfMgG6LxVVtMuiPeSEOqAXzCYYd-ASj7Yu-074vcMQ-PD6hsaAs_pEALw_wcB