Unidade: Escola de Musica

Título: Atividades de educação musical identitária na comunidade quilombola Manzo Ngunzo Kaiango

Embora as atividades musicais façam parte das rotinas rituais do terreiro e atividades diversas do quilombo ManzoNgunzoKaiango, os processos de educação musical disponíveis para a comunidade estão apresentados a partir da participação da comunidade nas rotinas de rituais, grupos de capoeira (Kizomba) e percussão.

Em contato com a gerência do quilombo, a ideia de um projeto de formação musical básica para a comunidade foi apresentada a partir de uma demanda de resgate do legado musical dos cantos e melodias afro-brasileiras-brasileiras ou africanas, que fazem parte da matriz identitária do grupo. Esta ideia de uma relação com a identidade Africana se apresenta normalmente como um estereótipo de uma música vinculada à percussão. Entretanto, a literatura da área indica que o repertório Afro-Brasileiro e Africano está também fundado em tradições de cantos melódicos com capacidades identitárias profundas.

Como proceder com um projeto de formação musical em uma comunidade sem a disposição de instrumentos melódicos ou harmônicos a partir da recuperação de cantos tradicionais?Neste projeto, nos aliamos à Fundação de Educação Artística que oferecerá eventos musicais específicos para o contexto além de apoio na orientação dos bolsistas da Escola de Música da UEMG. Os bolsistas da UEMG trabalharão na seleção de repertório e metodologia de ensino que dialogue com as relações identitárias da comunidade.

Professor: Luiz Alberto Bavaresco De Naveda

Palavras chave: quilombo; educação musical; identidade