No dia 01 de setembro de 2015 às 8 horas no auditório da Fundação Helena Antipoff –  FHA foram iniciadas as atividades do Programa de Ações de Educação Integral que deverá  atender  alunos das escolas Estaduais– Sandoval de Azevedo, Iolanda Martins, Antonio Pinheiro Dias nos turnos manhã e tarde.

IMG_2823

Inicialmente, os alunos foram recepcionados com café da manhã e logo após foram para o auditório da Fundação. A programação do primeiro dia incluiu

• Fala da Presidente da FHA Maria do Carmo Lara e da Coordenadora da EI na FHA Selma dando boas vindas aos alunos
  • Pequeno filme sobre A fundadora da FHA – Helena Antipoff
  • Apresentação de dança dos alunos do Espaço Cultural ADAV,
  • Apresentação dos alunos da escola Sandoval de Azedo – dança o Girassol, apresentação de zumba e Rap infantil, apresentação da musica “o pato” de Vinicius de Morais,
  • Apresentação do vídeo apresentando todos dos espaços da Fundação que deverão ser utilizados pela Escola Integral.
  • IMG_2857

Neste dia Lucas, ex-aluno da ADAV e ex-alunos do programa Escola Integrada da PBH,  fez uma apresentação de Violão Cello e Flauta Doce e falou sobre a importância da Educação Integral para ele e sua família. Foram também apresentados aos alunos todas as pessoas envolvidas com o programa – coordenadores, diretores, professores, psicóloga, fonoaudióloga. Após as apresentações no auditório os alunos foram divididos em grupos e saíram com os monitores  para conhecer todos os espaços da FHA. Foi um dia bastante festivo na Instituição.

IMG_2890

Destacamos ainda, que o Programa Educação Integral realizado atualmente na Fundação Helena Antipoff constituirá o 1º polo de Educação Integral do Estado. A UEMG já manifestou interesse em estabelecer parceria com a Fundação Helena Antipoff e a Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais para o desenvolvimento deste Programa, cujo Termo de Cooperação está sendo analisado pela referida Secretaria.  Entretanto, desde o dia 01/09 a FHA iniciou os trabalhos sem, contudo, estar assinado o termo. Com a assinatura do documento se somarão ao Programa de Ações de Educação Integral mais 36 bolsistas dos cursos de licenciatura oferecidos pela UEMG-Unidade Ibirité que trabalharão nas oficinas pedagógicas.

Ressaltamos que este projeto será uma grande oportunidade de formação pedagógica tanto para os alunos, professores e gestores dos dois níveis de ensino, bem como se evidenciará em momento de real aproximação entre a universidade, as escolas e a comunidade

IMG_2896IMG_2870IMG_2853