30 setembro

Data: 16 de setembro

Local: Funarte

Educação Integral em contextos de diversidade

O IV Colóquio sobre Educação Integral realizado no dia 16 de setembro pelas professoras coordenadoras do programa de Educação Integral da UEMG Bárbara Ramalho, da unidade de Cláudio, Elizabeth Lages, da unidade de Ibirité, Edilene Eras, da Faculdade de Educação, e a consultora do programa Darli Dias, se desenvolveu com o intuito de promover um diálogo entre os diferentes atores que atuam em diferentes contextos na Educação Integral.

DSC_0047[1]

O evento contou com  valiosos depoimentos como o de Ilza Rosa, da Prefeitura Municipal de Joaíma, que relatou sua experiência com o resgate das tradições e a identidade de  uma comunidade quilombola daquele município. Também participou do colóquio Arminda Oliveira, da Secretaria Municipal de Educação da PBH, que salientou as visões e pilares sobre os quais a rede municipal de Belo Horizonte desenvolve seu programa de Escola Integrada.. Adriana Moura, ex-diretora da Escola Municipal Israel Pinheiro, no bairro Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte, compartilhou experiências vivenciadas por ela no que diz respeito à Educação Integral desenvolvidas em contexto localizado entre duas comunidades vizinhas intituladas “Cruzeirinho” e “Boca do sapo”. Já, Luana Campos e Silva, coordenadora de uma das unidades da Organização não Governamental “Corpo Cidadão” relatou a experiência de viver a Educação Integral no âmbito do terceiro setor, através de parcerias com as escolas de educação básica.

Nessa perspectiva, o colóquio conseguiu expor como a Educação Integral pode se desenvolver nos mais diversos territórios e contextos diversos e, portanto, para além dos muros das escolas, potencializando a aprendizagem constante e o resgate de identidades e comunidades inteiras..

DSC_0051[1] DSC_0049[1] DSC_0047[1] DSC_0045[1]