Data: 20 de outubro de 2015
Local: UEMG – Unidade Ibirité
Título: Colóquio em Educação e Direitos Humanos
No dia 20 de outubro de 2015 às 15:30 horas, realizou-se na sala 51 do Prédio Central da UEMG – Unidade Ibirité, o II Colóquio em Educação e Direitos Humanos, atividade organizada pela equipe do projeto de Extensão “Educação em Direitos Humanos e Cidadania: diálogos entre a proposta pedagógica de Helena Antipoff e a Escola Sandoval Soares de Azevedo”. O evento teve como interlocutor o advogado e egresso do sistema prisional Gregório Andrade ( o Greg), que compartilhou sua experiência de vida antes, durante e depois do cárcere, e como viu na Educação a oportunidade de transformar sua vida e se tornar um militante em defesa dos Direitos Humanos. “Não me orgulho do meu passado, mas hoje sirvo de exemplo para vocês”, disse Greg para a plateia, formada em sua maioria por jovens e também professores das Escolas Estaduais Sandoval Soares de Azevedo (ESSA), Yolanda Martins e Antônio Pinheiro Diniz, e funcionários da Fundação Helena Antipoff, participantes do Programa de Educação Integral da Fundação Helena Antipoff . A presidente da FHA, Maria do Carmo Lara, também esteve presente.
Não me orgulho do meu passado, mas hoje sirvo de exemplo para vocês” (Gregório Andrade (Greg) Advogado e egresso do sistema prisional)
Participou também do acontecimento, Júnia Pinheiro, aluna do 6º período do curso de Pedagogia da UEMG, e ex-aluna da ESSA, que relatou como a sua passagem pela escola Sandoval Soares de Azevedo lhe possibilitou e permitiu cursar o Ensino Superior. Ela é também moradora da comunidade do entorno das três escolas acima citadas.
Júnia Pinheiro, aluna do 6º período do curso de Pedagogia da UEMG
A proposta do evento foi provocar uma reflexão, especialmente nos jovens do programa de Educação Integral que se encontram em situação de risco social, de como a educação é uma alternativa e ferramenta positiva para converter sonhos em realidade e se consubstancia em um ponto chave para qualquer mudança de vida. Dessa forma, vem possibilitar sua transformação em cidadãos críticos e conscientes, levando-os a um lugar de destaque no mundo
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