19 fevereiro

O “17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG” foi realizado nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2015, em Carangola. Este seminário teve como objetivos possibilitar aos pesquisadores e acadêmicos a divulgação de seus trabalhos de pesquisa e extensão realizados através dos programas de financiamento da UEMG (PaPq e Paex), além de oportunizar o intercâmbio de informações, valorizando-as e contribuindo para o desenvolvimento das atividades da comunidade científica.

Também foram metas do evento promover a integração de atividades de pesquisa, extensão e ensino e intensificar a integração entre professores e acadêmicos de diferentes unidades e instituições. O evento possibilitou a realização de atividades interdisciplinares, que favoreçam e intensifiquem a emergência de projetos, programas, pesquisas e atividades de diferentes áreas.

Além disso, criou um espaço para o envolvimento de acadêmicos e professores da UEMG e demais instituições de ensino superior refletirem sobre o papel da ciência e da inovação.

Nesta edição, foram oferecidas diversas formas para professores e alunos apresentarem seus trabalhos em sessões de Comunicação Coordenada e Pôsteres, estimulando-os à proposição de temas integradores e interdisciplinares, bem como a participação em eventos paralelos. Dessa forma, foram realizadas palestras, mesas-redondas e oficinas diariamente. Neste ano, o evento fez parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema foi “Luz, Ciência e Vida.”

A Professora Dra. Elizabeth Dias Munaier Lages, coordenadora do projeto de Extensão “Educação em Direitos Humanos e Cidadania: diálogos entre a proposta pedagógica de Helena Antipoff e a Escola Sandoval Soares de Azevedo”, e também uma das coordenadoras do Programa Institucional de Educação Integral apresentou no dia 26 de novembro ás 16:30, juntamente com outros professores da Universidade, em  uma mesa da Sessão Coordenada cujo  tema foi “Juventude e Educação” os resultados do projeto, quando destacou as ações desenvolvidas pela equipe, apontando os desafios encontrados para sua implementação, bem como as estratégias traçadas para alcançar os objetivos propostos no trabalho com as escolas parceiras.

Os alunos Carolina Zimer Silva e Túlio Mateus Gomes de Sousa apresentaram no dia 26 de novembro às 10:45, em forma de pôster, o projeto de extensão, expondo aos participantes e visitantes do Seminário acerca das atividades desenvolvidas e resultados obtidos, sendo positivamente avaliados pela comissão organizadora do evento.

A Professora Dra. Elizabeth Dias Munaier Lages também participou de minicurso sobre a temática da educação integral, coordenado pela professora Sara Mól da UEMG de Carangola: “Educação Integral – tempo integral para quem e para quê? Este minicurso faz parte do “Projeto de extensão: Ciclo de Reflexões Educação Integral em tempo integral – por uma formação mais completa”.

Nesta oportunidade foram feitas importantes discussões sobre a Educação Integral e Educação em tempo integral. A diferença predominante entre os dois modelos depende dos objetivos da educação que se quer ter. A proposta inicial foi a de discutir a concepção da educação integral nas escolas, o que as norteia.  Quando do início do programa é necessária uma conversa com pais, uma vez, que este programa é voltado para camadas populares e voltado para a socialização e para a troca entre professores e alunos. Isto torna-se imprescindível para que este modelo de educação não se torne um modelo a mais para os desprivilegiados. O curso abordou também a mudanças educacionais a partir da década de 1990 que foram decisivas para a formação do pensamento da Educação Integral no Brasil. Para a professora Sara Mól a Educação deve ser entendida como uma concepção que contemple o indivíduo, como ele é, e suas s múltiplas dimensões. Este curso contou com a presença de professores e gestores de escolas públicas e estudantes de vários cursos e unidades.

O Programa Institucional da UEMG – Educação Integral também se fez presente no evento através de seus bolsistas, Edinélia Ramos Pereira e Silvio Freitas, que apresentaram pôster sobre as áreas de formação e comunicação do programa.

DSC_0351 DSC_0358 DSC_0309 DSC_0359 DSC_0360 DSC_0329 DSC_0366 DSC_0375 DSC_0376 DSC_0390 DSC_0394 DSC_0374 DSC_0373 DSC_0392DSC_0365DSC_0442DSC_0443DSC_0445DSC_0446DSC_0440DSC_0441

1. COBERTURA 1º DIA REPORTAGEM DO 17º SEMINÁRIO DE P&E DA UEMG

2. COBERTURA 2º DIA REPORTAGEM DO 17º SEMINÁRIO DE P&E DA UEMG https://www.youtube.com/watch?v=DYjhfr9oEuU

3.COBERTURA 3º DIA REPORTAGEM DO 17º SEMINÁRIO DE P&E DA UEMG