1 setembro

No dia 15/08 foi realizado o primeiro encontro de formação do programa de Escola Integrada, no Parque Municipal Renné Giannetti. Partindo do tema Por que “integral” essa tal “educação”, as atividades e debates do encontro buscaram apresentar e familiarizar os participantes com a perspectiva integral da educação no cenário brasileiro.

O evento foi aberto pela fala introdutória da profª. Bárbara Ramalho, da unidade de Cláudio, seguida por uma dinâmica organizada por ela na qual os participantes do encontro, divididos em grupos, recebiam papéis com descrições de estudantes diversos, separados propositalmente entre perfil “acadêmico” e perfil “social”, e, à partir da descrição, desenhavam um personagem que representasse o estudante. A dinâmica descontraída suscitou o debate sobre um dos princípios básicos da Educação Integral: a percepção do estudante em sua totalidade. Ao desenhar um dos perfis, os integrantes do grupo capturavam apenas uma parte do aluno, que era complementada pelo desenho de outro grupo com o restante do perfil.

Após a dinâmica, outra roda de conversa foi aberta, na qual os participantes expuseram suas concepções e práticas relacionadas à Educação Integral, relatando acertos e erros nos modelos atuais e levantando expectativas e projetos para o aprimoramento do programa. Ao final do encontro, o monitor de dança convidado, Davidson Mendes Coelho, compartilhou um valioso depoimento como ex-aluno do Programa Escola Integrada e, em seguida, monitorou uma oficina de dança onde participaram todas as pessoas presentes.

Os encontros, organizados por coordenadores e professores do Centro de Extensão das unidades da UEMG de Cláudio, Ibirité, Escola de Design e Faculdade de Educação, acontecerão periodicamente e servirão de espaço para discussão, interação e articulação entre as unidades visando sempre diálogos construtivos para o aprimoramento e expansão deste importante programa institucional. O próximo encontro está previsto para novembro.

DSC_1022DSC_1019DSC_1017DSC_1041DSC_1025DSC_1034