Fonte: Site Educação Integral, Agosto de 2016.
A mente e o corpo são uma coisa só e para o desenvolvimento do primeiro é necessário desenvolver o segundo, de forma integral.
Essa conclusão, feita por professores e especialistas, parece simples e óbvia, mas a realidade é outra na maioria das escolas. A Educação Física, muitas vezes, é considerada uma disciplina e uma prática secundária que serve apenas como um momento de distração entre as atividades que realmente importam: aulas de Matemática, Português, Ciências etc.
Para a professora associada da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP), Katia Rubio, a prática esportiva e o desenvolvimento físico dos estudantes deveriam ser vistos pela escola como igualmente importantes.
“A cabeça e o corpo são uma coisa só. A inteligência habita um corpo que pensa soluções para o mundo e esse corpo precisa ser compreendido integralmente. O desenvolvimento da mente precisa ser acompanhado pelo desenvolvimento de habilidades motoras”, afirmou a docente da USP.
Para o professor do programa de pós-graduação em Educação Física escolar da Federal de Pernambuco (UFPE), José Luis Simões, o desenvolvimento físico dos estudantes é essencial, inclusive para garantir o desenvolvimento intelectual. Uma criança que pratica atividades físicas fica mais disposta, estimulando a circulação de oxigênio no sangue e no cérebro, o que melhora a capacidade de raciocínio.
O docente também lista algumas das competências que a atividade física pode desenvolver nos estudantes: habilidade motora, resistência física, capacidade de raciocínio, ética e solidariedade. “A quadra precisa ser compreendida como uma sala de aula onde os jovens e crianças podem desenvolver habilidades tão importantes quanto nas demais matérias”, afirmou Simões.
Para saber mais acesse: http:/educacaointegral.org.br/noticias/seja-esportes-jogos-ou-brincadeiras-atividade-fisica-deve-ser-parte-da-aprendizagem/
Bacana.